sussurro, ponto alto

moça colorida que escreve porque gosta e fala do que quer porque é exibida

Porque só metade de mim é loucura – parte 2 setembro 23, 2009

Filed under: Ploft! — Cissa Baini @ 4:36 am

Eu

Eu

 

 Foi por ser essa tal “genialidade incompreendida” (melodramaticamente falando) que não vivo a vida medíodre que o autor critica. 

 O mais enlouquecedor é a pressão externa, forte e implacável. Em sociedade, é preciso ser bem normalZINHO pra ser muito mais do que compreendido ou feliz, mas para obter sustento e comer. Acaba que preciso reduzir-me e convencer-me de que, para ser feliz, é preciso fazer parte da normalidade dos não-loucos. 

  

E não sem antes relutar muito, hoje, com muito pesar, eu cedi. Abdiquei do que havia de mais suave e intenso em mim para buscar a normalidade=felicidade. 

 

As paredes da Oficina de Arte do Hospital Psiquiátrico de São Pedro, de Porto Alegre, são um lúcido retrato de inteligências e sensibilidades incapazes a nós, normóticos. Foi ao ler as passagens descritas com giz de cera por todas aquelas paredes, do chão ao teto, com as mais diferentes grafias possíveis, e ver as telas que os loucos pintavam por lá que descobri que eles é que eram os lúcidos; e que só estavam lá enclausurados porque eram a minoria. Se fosse ao contrário, malucos seríamos nós.  Não é à toa que Verônica Decide Morrer…

  

Quanto à mim, sigo tentando equilibrar minha loucura a esta parte dura que precisei criar para con-viver na civilização tal como ela está instaurada hoje. No entanto, sem perder a ternura, mantenho a chama acesa, a espera do momento certo para brilhar.

 

Deixe uma resposta

