sussurro, ponto alto

moça colorida que escreve porque gosta e fala do que quer porque é exibida

Poderoso Sexo maio 2, 2010

Filed under: Soc! Pow! — Cissa Baini @ 7:03 am

Durante toda a história da humanidade ocidental (de tradições judaicas e cristãs), o sexo foi visto como tabu, especialmente no que diz respeito à sexualidade da mulher. O sexo, ao longo dessa história, deixou de ser fonte de prazer e passou a ter função obrigatória: a de reprodução. Falar e fazer sexo, era mais do que errado, era feio e sujo.

.

Em minha opinião, esse pseudo-repudio ao sexo estava “intimamente” ligado com a relação de poder que o sexo estabelecia no século 18, quando houve a ascensão burguesa. Focault é um dos autores que enfatiza esta relação e rejeita a idéia de repressão sexual.

.

Bom, a gente sabe o poder que o sexo tem: tanto aplicado por homens poderosos, quanto por mulheres. Tanto para quem busca o poder, quanto para quem o tem. Nas relações cotidianas ou nas hierárquicas. E a gente também sabe bem que isso perdura até hoje, com a mesma falta de pudor de antigamente.

Em contrapartida, é inegável o valor da repressão social que as mulheres sofreram para poderem usufruir de um lugar sexual em que pudessem externar seus prazeres sem serem categorizadas de “mulheres mundanas”. Da mesma forma, há mulheres que até hoje nunca sentiram o prazer de um orgasmo, nem mesmo se tocando.

.

 Neste sentido, o machismo, como instrumento do patriarcalismo que herdamos de nossos antecessores culturais, tem pelo menos 6 mil anos de história registrada, e possivelmente muitos milênios a mais. Tendo como função de preservar o poder masculino, o machismo deu tão certo, como recurso, que até hoje não conseguimos nos livrar adequadamente de suas consequências.

.

Hoje, como sempre, buscamos vencer barreiras preconceituosas de uma sociedade assustada com o próprio impulso sexual – que é um dos motores mais básicos da conduta humana. Agora me refiro ao medo do poder da pulsão, essa sim assustadora às mais fortes repressões!

.

A verdade é que o há de mais normal quando se fala em sexo é que a sexualidade se manifesta de maneira extremamente polimorfa. E, contra isso, não há contra o que lutar, é batalha vencida.

 Viva e deixe viver!

.

 

 

2 Responses to “Poderoso Sexo”

  1. glendadimuro Says:

    Cissocaaaaaaaa…esse blog mórreu?
    Visita lá o novo Coisa Parecida que mudou de casa e ficou bunito!😛
    Como tá tu?
    Beijos!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s